The Daily Examen


Uma óptima maneira de orar é procurar 
a presença de Deus nas nossas vidas. 
Há mais de 400 anos, Inácio de Loyola 
deu-nos a conhecer uma nova forma de
 integrar a oração na nossa vida quotidiana, 
propondo o que foi mais tarde chamado de 
"Exame Diário". 
O exame é uma forma de orar, reflectindo 
sobre os acontecimentos do dia para detectar 
a presença de Deus e discernir a sua direcção 
para cada um de nós. 
Experimenta esta forma de orar.


1. Toma consciência da presença de Deus. Pensa nos acontecimentos do dia na companhia do Espírito Santo. O dia pode parecer confuso- uma névoa, uma trapalhada, um emaranhado. Pede a Deus que te traga clareza e compreensão.

2. Revê o dia com gratidão. A gratidão é o fundamento do nosso relacionamento com Deus. Percorre o dia na presença de Deus e anota as suas alegrias e delícias. Concentra-te nas coisas boas do dia. Olha para o trabalho que fizeste, as pessoas com quem interagiste. O que recebeste de cada uma? O que deste a cada uma? Presta atenção às coisas pequenas - a comida que comeste, as paisagens que viste e outros prazeres aparentemente pequenos. Deus está nos detalhes.

3. Presta atenção às tuas emoções. Uma das coisas que Inácio chegou à conclusão foi que podemos detectar a presença do Espírito de Deus na forma como gerimos as emoções. Reflecte sobre os sentimentos que experimentaste durante o dia. Tédio? Exaltação? Ressentimento? Compaixão? Raiva? Confiança? O que Deus te diz através desses sentimentos?

Deus provavelmente irá mostrar-te algumas formas de como falhaste. Anota esses pecados e essas falhas. Mas procura profundamente outras implicações. Um sentimento de frustração talvez signifique que Deus deseja que tu consideres uma nova direcção em alguma área do seu trabalho? Estás preocupado com um amigo? Talvez devas encontrar forma de falar com esse amigo.

4. Escolhe uma característica do dia e ora por ela. Pede ao Espírito Santo que te dirija a algo durante o dia que Deus pense que é particularmente importante. Pode envolver um sentimento positivo ou negativo. Pode ser um encontro significativo com outra pessoa ou um momento intenso de prazer ou paz. Ou pode ser algo aparentemente insignificante. Olha para isso. Ora sobre isso. Permite que a oração surta espontaneamente do teu coração - seja intercessão, louvor, arrependimento ou gratidão.

5. Olha para o futuro. Pede a Deus que ilumine os desafios de amanhã. Presta atenção aos sentimentos que emergem à medida que examinas o que está a acontecer. Estás desconfiado? Alegre? Apreensivo? Sonhador? Permite que esses sentimentos se transformem em oração. Procura a orientação de Deus. Pede-lhe ajuda e compreensão. Ora por esperança.

Inácio incentivou as pessoas a conversar com Jesus como um amigo. Termina o exame diário com uma conversa com Jesus. Pede perdão pelos teus pecados. Pede protecção e ajuda. Pede sabedoria para as dúvidas que tens e os problemas que enfrentas. Faz tudo isto com um espírito de gratidão. A tua vida é um presente, e é enriquecida com presentes de Deus. Termina o exame diário com a oração do Pai Nosso.

Traduzido daqui.