Escarnecendo dos escarnecedores - 16 de Janeiro

"Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos."
Provérbios 3:34

O escarnecedor veste-se permanentemente de zombaria. O seu talento para  cortar insultos parece sofisticação intelectual. Por trás da máscara das contínuas piadas, está uma confiança exagerada nas suas opiniões e inteligência. É por isso que os escarnecedores orgulhosos são contrastados com os humildes.
Os escarnecedores têm particular influência nos simples, entre os quais tendem a tornar-se líderes. No nosso actual ambiente cultural, há muitos zombadores e exagerados. Mas não há nada pior do que olhar para os escarnecedores, que te tornam impossível desenvolver lealdade ou reverência seja pelo que for.Eles fazem-no, não com argumentos sinceros, mas com suspiros, críticas e sobrancelhas arqueadas.
O julgamento final destes é mortífero:[O Senhor] escarnecerá dos escarnecedores (3:34). Ele "resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (1 Pedro 5:5). O exemplo máximo vê-se na forma como Deus veio ao mundo, não como um escarnecedor orgulhoso, mas como aquele que é "manso e humilde de coração" (Mateus 11:29).
Tens amigos ou pessoas que admiras que são escarnecedoras? És de alguma forma atraído a elas por causa disso?

Oração: Senhor, o mundo diz-nos que o super-confiante e o que se auto-promove são aqueles que ganham respeito, mas isto é apenas temporário. Na verdade, colhemos o que semeamos. Os amantes são amados, e os escarnecedores são escarnecidos. Lembra-me de me lembrar disso o tempo todo. Preciso muito! Amém.