Ganha experiência - 20 de Janeiro

"A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras."
Provérbios 1:20,21

Aqui, a sabedoria convida as pessoas a aprender com ela, mas não o faz dentro de portas mas no exterior, em locais públicos. A sabedoria é desenvolvida apenas com a experiência. Não importa o quanto se estuda, se nos graduamos na escola de medicina, direito ou economia, mas só nos tornamos realmente sábios nas áreas que estudámos através da vida real.
O livro de Provérbios não é um livro inspirador, com citações que saltem logo à vista. Não ganhamos sabedoria vendo vídeos das TED talks, ou por reuniões de negócios. Fica inacessível para as pessoas que não estão dispostas a ganhá-la da forma certa. Ela só se ganha através da experiência e com uma profunda reflexão nessa mesma experiência. Ela só começa a surgir quando nos começamos a questionar: Quando é que vi isto acontecer na minha vida e na vida de outros? Onde é que preciso exercitar isto? De que forma a minha vida seria diferente se mudasse isto? Que pensamentos ou acções erradas surgem quando me esqueço disto? Lembra-te quantas vezes o nosso professor Jesus falou em parábolas e respondeu a perguntas fazendo outras perguntas, tentando ajudar-nos à reflexão, ao pensamento, e a crescermos em sabedoria (Mateus 13:10; Lucas 20:4; João 16:29).
O que é que te aconteceu recentemente que foi significativamente bom ou mau? Reflectiste acerca disso com outros de forma a ganhares sabedoria?

Oração: Senhor, sei de longe muita coisa da Bíblia que nunca apliquei à minha vida. Ajuda-me. Protege-me de ser apenas um ouvinte da tua palavra e não um executante dela. Não deixes que me engane a mim mesmo (Tiago 1:22). Amém.