Identifica os teus ídolos - 22 de Janeiro

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Provérbios 3:5

No capítulo 3 de Provérbios temos uma lista de 6 características de uma pessoa sábia, o que é necessário para se crescer em sabedoria. A primeira é confiar no Senhor. Podes acreditar em Deus, e ainda assim, confiar em outras coisas para a tua felicidade - o que na verdade demonstra quem é o teu verdadeiro deus. Escondemos isto de nós mesmos, e só quando algo corre mal com a nossa carreira ou família, é que percebemos que a importância que isso tem na nossa vida é superior a Deus.
O que é que isto tem a ver com sabedoria? Tem tudo a ver. Há demasiadas emoções ao redor das coisas que fazemos onde depositamos a confiança do nosso coração, sejam elas a carreira, saúde, casamento, filhos, ou um relacionamento. Ficarás desestruturado, ansioso, zangado ou desanimado se algo ameaça uma destas coisas. Elas influenciam a forma como julgas, distorcem a tua visão de ti mesmo e do mundo. As idolatrias do coração levam à insensatez na vida. A única cura para a idolatria é o Evangelho. Não nos precisamos de justificar com actos - sejam eles de sucesso ou conquistas - se somos livremente justificados pela fé em Jesus (Romanos 3:21-24).
Qual é o melhor candidato na tua vida como deus alternativo?

Oração: Senhor, quando os israelitas oraram a pedir-te ajuda, tu não lhes respondeste, mas quando eles se desfizeram dos seus ídolos, tu começaste a trabalhar nas suas vidas (Juízes 10:10-18). Eu também tenho ido ao teu encontro com os meus pedidos, sem a disposição de me desligar dos meus falsos deuses. Senhor, ajuda-me a estar completo apenas em ti e em mais nada. Amém.