Não te demores - 21 de Janeiro

"Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: "
Provérbios 1:28,29

Porque a sabedoria não se ganha através da aquisição de conhecimento mas através de longa reflexão e experiência, demora anos a ganhá-la. O que acontece, então, se tens uma crise que necessita de uma grande dose de discernimento e auto-controlo? Se ainda não ganhaste os bons hábitos da sabedoria - em descansares em Cristo quando todos os outros confortos desaparecem, discernindo as escolhas más, boas e excelentes - não irás desenvolver esta sabedoria repentinamente de um dia para o outro, tal como não te podes preparar para os jogos olímpicos em 24 horas.
John Newton escreveu: "A graça de Deus é necessária para criar um temperamento certo... seja através de um prato valioso que se quebrou ou da perda do nosso único filho." Isto significa que precisamos estar preparados através de pequenos desapontamentos diários para conseguirmos enfrentar os grandes. Em crise, irás desejar ter sabedoria, mas não a terás assim. "Há pontos de não retorno; quando a tempestade já está mesmo em cima de nós, de pouco adianta procurar um abrigo. Os momentos de decisão passam e desaparecem para sempre. Todo o tempo conta."
Estás a dedicar tempo para ganhar sabedoria? Começa por contabilizar quanto tempo gastas em primeiro lugar a estudar a Bíblia e em segundo, prestando contas dos teus actos a amigos cristãos.

Oração: Senhor, eu sei que não terei mais do que poderei suportar (1Coríntios 10:13). Mas posso falhar em vestir-me com a armadura certa (Efésios 6:10-18) e por consequência, prejudicar-me. Dá-me a verdadeira sabedoria, estou disposto a fazer o que for necessário para a ter. Amém.