O conflituoso - 11 de Janeiro

"O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura."
Provérbios 6:12-15

Outro tipo de tolo é o conflituoso. A marca desta pessoa é o constante conflito (6:14). Isto é o oposto de ser pacificador (Mateus 5:9), um conciliador cauteloso, com respostas graciosas (15:1), que desarma e alivia as tensões. O conflituoso só as aumenta. Este não é o tipo de pessoa que quebra a falsa paz com uma dose de honestidade. Em vez disso, esta é uma pessoa que sente constantemente e necessidade de protestar e queixar-se em vez de avaliar o que está certo e errado (19:11). Quando os conflituosos arranjam contendas, nunca apresentam o outro lado de forma justa. As suas bocas corruptas dizem coisas enganosas, meias verdades, insinuações. A sua linguagem corporal cria um ambiente hostil, em vez de contribuir para a resolução.
Os conflituosos dizem a si mesmos e aos outros que eles apenas estão a falar a verdade. Mas a destruição irá dar conta destes conflituosos (6:15). À medida que o tempo passa, torna-se mais claro que os conflituosos são eles próprios a razão de terem sempre conflitos. São constantemente desmascarados por situações que os expõem pelo que eles são. Mas a razão última para a sua queda é que "o Senhor odeia... o que semeia contendas entre irmãos" (6:16,19).
Se tens estado envolvido numa série de conflitos, será por que tens os traços do conflituoso? Conheces alguns conflituosos que precisam ser confrontados?

Oração: Senhor, obrigado por este aviso. É certo dizer sempre a verdade, mesmo para pessoas que não a recebem bem. Mas mostra-me se estou a falar a verdade com amor ou se a estou a dizer de forma áspera ou desnecessária. Quero ser corajoso com a verdade, não um conflituoso. Dá-me a sabedoria para discernir a diferença. Amém.