O simples - 9 de Janeiro

"Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?"
Provérbios 1:22

Qualquer tipo de tolo está fora da realidade, mas cada um de uma forma diferente. O próximo tolo desta lista é o chamado em hebraico de pethiy  - o simples. Este tipo de tolice é credibilidade. "O simples dá crédito a cada palavra" (14:15). Os simples são facilmente levados e influenciados. Tal com as crianças, podem ser facilmente impreesionaveis pelo espectacular e o dramático, ou talvez necessitem frequentemente de aprovação e por isso são levados por personalidades fortes que lhes dão isso. Irão ser submissos a líderes ditadores que lhes prometam paz e prosperidade. Podem ser intelectualmente preguiçoso, não querendo reflectir por eles próprio. Facilmente caem em esquemas rápidos para enriquecer (12:11).
Os simples podem mudar e ganhar senso (19:25) mas também podem "herdar a estutltícia" (14:18) - e serem mestres na arte da tolice. Mesmo assim, devemos ser cuidadosos para não confundirmos credulidade e ingenuidade com ausência de sofisticação. Certa vez, pastoreei uma congregação maioritariamente pouco sofisticada, mas não era de forma nenhuma simples. Podes não ser sofisticado, da forma que o mundo entende, e ainda assim ser simples. E podes ser sofisticado - bem parecido, bem ligado e educado - e ainda assim ser simples.
Já conheceste alguém que parecia ser simples mas que se revelou não ser? Que traços revelou essa pessoa?

Oração: Senhor Deus, à medida que vejo o "escarnecedor" em mim, também vejo o "simples". Certamente que ainda preciso demasiado da aprovação dos outros e sou intelectualmente impaciente, não querendo ter trabalho a pensar. Muitas vezes te tenho pedido que me salves do meu pecado. Agora,, Senhor, salva-me da minha tolice. Amém.