Sendo justo - 18 de Janeiro

"Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados. "
Provérbios 2:20-22

Quando Provérbios fala dos justos e dos ímpios, pensamos que quer falar acerca dos que morais e dos imorais.  Isto é parcialmente verdade. As palavras hebraicas para justo - tzedeq e mishpat - contêm uma forte componente social.  Bruce Waltke escreveu: "Os justos estão dispostos a prejudicarem-se se isso significar benefício de outros; os ímpios estão dispostos a prejudicarem os outros se isso os beneficiar a eles próprios."
O justo diz: "Muito do que tenho pertence aos que me rodeiam, porque tudo isso vem de Deus e ele deseja que ame o meu próximo." O ímpio diz: "Eu posso fazer o que bem me apetecer com o que me pertence." Percorre agora o livro de Provérbios com esta definição de justo e ímpio na cabeça, e parecer-te-á todo um novo livro. Irá levar-te a desejar viver de forma justa - sendo não apenas uma pessoa com uma boa moral mas também comprometida por fazer justiça social. Irá também apontar-te para aquele que "não...veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45). De que formas te prejudicas a ti próprio, para benefício de outros?

 Oração:Senhor, ganhei o meu dinheiro através de capacidades e rque vieram de ti. Ajuda-me a ver o meu tempo, dinheiro e ligações que me deste como algo que deve beneficiar todos ao meu redor. Isto irá custar, porque a cultura hoje leva-me a acreditar que sou pobre e que não possuo nada. Não me deixes acreditar nisso. Amém.