A segurança - 30 de Janeiro

Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
Provérbios 8:12,13

Ser sábio é ter a prudência e o critério que traz o sucesso (versículo 12). Depois o versículo 13 fala de como devemos odiar a arrogância e o orgulho. Nunca devemos dissociar o versículo 12 do 13. Porquê? David A. Hubbard refere que a arrogância e a presunção são erros "em que as pessoas perspicazes e inteligente facilmente caem". Sem o deslumbramento e o temor - medo diante de Deus - o sucesso facilmente conduz a um sentimento de superioridade e arrogância. Depois, a espiral continua. O orgulho conduz à tolice, tal como à auto-suficiência, que em última instância conduz a más decisões e decadência.
O carácter moral é par ao sucesso como a segurança está para uma pistola: protege-te de te baleares a ti mesmo. "A verdadeira sabedoria é simples e engenhosa", escreve Kidner, e essa é a razão porque apenas " alicerçada no temor de Deus te pode libertar de cair na sabedoria do mundo". Não ignores o facto de que a palavra ódio surge duas vezes, e a segunda delas é pela própria sabedoria. "O que é repugnante à piedade , é repugnante à sabedoria: não há conflito de interesses".
Se tens experimentado sucesso, tens de alguma forma sido beneficiado por ele? Reconheces que isso é uma dádiva de Deus?

Oração: Senhor, o meu coração receia que se for amável em vez de duro, que não serei bem sucedido. Mas eu vejo o que a tua Palavra diz, que a bondade humilde é a que devemos seguir, porque no fim nos conduz ao mesmo caminho que Jesus percorreu, que triunfou através do serviço e do amor. Amém.