Aprende com a adversidade - 26 de Janeiro

Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
Provérbios 3:11,12

A quinta característica da sabedoria está relacionada com a adversidade e os problemas da vida. Muitas vezes um coração e vida generosos conduzem a uma vida de aumento de prosperidade (3:10). Mas os versículos 11 e 12 mostram-nos que esta não é uma regra absoluta. Uma das características de quem é sábio é a capacidade de estar disposto a sofrer. Se não estás, ainda não és capacitado para as realidades desta vida. Mas o sofrimento é também uma forma de crescer em sabedoria. Pode aproximar-te de Deus, aumentar o teu amor por ele, fortalecer-te ou então afastar-te e endurecer o teu coração.
Sabendo que o sofrimento é inevitável, e que te vai tornar mais sábio ou mais tolo, o que é que deves fazer? Deves aceitar os problemas como meios para o crescimento espiritual e como parte do plano do teu amoroso Pai do céu. Se não podes fazer mais nada, podes sempre glorificar Deus tendo uma atitude de confiança nele à medida que sofres, em vez de tornares amargo. E a melhor maneira de fazer isso é olhando para Deus filho a sofrer infinitamente por ti. Isso ajudar-te-á a confiar nele enquanto sofres.
Estás preparado para a adversidade? Sim ou não? Porquê?

Oração: Senhor, quando as coisas não me estão a correr bem, as últimas coisas que desejo fazer é orar e confiar em ti. Contudo, tenho percebido que se apenas me abeirar de ti nos momentos turbulentos, fico espiritualmente mais forte. Por favor relembra-me do que estou a orar agora, quando os próximos desafios surgirem. Amém.