Para todos - 29 de Janeiro

A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
Provérbios 8:4,5

No capítulo 8 temos um grande foco na importância de ter a sabedoria divina. A verdadeira sabedoria clama a todas as pessoas (versículo 4), incluindo as mais simples - até os mais crédulos e tolos. Ninguém tem que ser para sempre tolo.
Talvez o maior encorajamento nesta passagem seja habitualmente ignorado. A sabedoria anda, literalmente, à nossa procura. Provérbios 8 retrata a sabedoria como uma pessoa real, de modo que a nossa busca, feita de modo sério, é uma resposta, não uma coisa incerta. Quem é esta pessoa? O Novo Testamento revela que é Jesus "o poder de Deus e a sabedoria de Deus" (I Coríntios1:24). Os filósofos gregos acreditavam que por detrás do universo havia um princípio cósmico, o Logos , que apenas os letrados e cultos poderiam descobrir. Mas o Evangelho de João revela que o Logos por detrás do universo é Jesus - uma pessoa cósmica - que pode ser conhecida e amada. No final, a única forma de ser sábio é tendo um relacionamento com ele para acertarmos o nosso coração com o dele. E qualquer pessoa o pode fazer, independentemente da sua classe ou educação.
Como é que podes tornar o teu relacionamento com Jesus menos formal e mais pessoal?

Oração: Senhor, agradeço-te por seres um Deus para todas as pessoas. A tua sabedoria não é só para os filósofos ou os místicos. É para todo aquele que acredite em Jesus Cristo. "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos." ( Mateus 11:25). Amém.